Quem sou eu

Minha foto
AMERICANA, SÃO PAULO, Brazil
Aluna do curso Design de Interiores da Faculdade de Administração e Artes de Limeira

ESTUDO DE CASO

Cozinha contemporânea por James Darren


O designer James Darren teve um desafio: o Realizar um projeto que demonstrasse os sentimentos e qualidades da casa. O briefing era muito claro: criar uma cozinha de plano continua, juntamente com a sala.

A cozinha real, esta localizada no fundo da casa, sendo a mesma pequena e muito fechada, separada dos outros ambientes. Para criar esse novo ambiente, ouve uma reestruturação da casa, tendo mesmo que derrubar a parede que dividia a sala. Uma idéia totalmente nova as proprietários.


O desenvolvimento do projeto teve ajuda e supervisão dos moradores, sendo que os materiais utilizados representam o estilo e os sentimentos dos moradores. As cores são em tons escuros, fortes, elegantes e com linhas modernas. O projeto realizado simplifica em imagens, como foi possível expor os desejos dos clientes nos ambientes.







O ambiente não é apenas uma cozinha ampla e iluminada, mais um lugar aconchegante para receber pessoas especiais como o ambiente é.




Referenciais:
Acesso em 23/05/2011

Fotos do Projeto

















Projeto Container


Apresentação do Projeto

O projeto propõe a montagem de ambientes em uma casa feita de containeres, composta por duas unidades com medidas internas de 2,35m de largura, 5,90m de comprimento e 2,40m de altura, dispostas uma sobre a outra, dividindo assim os ambientes em andar térreo e superior. É neste local que nosso cliente mora, trabalha e recebe seus amigos. Desenvolvemos um ambiente buscando flexibilidade, praticidade e conforto, visando assim atender as características e necessidades do cliente.


Apresentação do Cliente
Richard tem 30 anos, é um homem ativo e dinâmico que atua em diversas áreas, sendo algumas delas suas profissões de arquiteto, professor e apresentador de TV.
Em seu tempo livre, Richard se dedica a atividades de lazer, onde podemos destacar sua paixão pela musica, viagens, a pratica de remixagem (DJ), ler, cozinhar, cultivar plantas e receber seus amigos. Sempre antenado em novas tecnologias e design, Richard preza que sua casa seja um local que busque a economia de recursos e aproveitamento de espaços.
Painel Semântico - Cliente
Apresentação do Conceito

O Conceito escolhido foi o De Stij, um movimento estético, social e filosófico holandês, filho do cubismo e da arte abstrata. Minimalista como bauhaus, simples na forma, o de Stjil propunha uma estética renovadora baseada na depuração formal. ‘’Desnudemos a natureza de todas as suas formas e só restará o estilo’’.
Piet Mondrian foi quem formulou as bases teóricas do movimento, que foi um dos grandes marcos da arte moderna, o “mais puro dos movimentos abstratos”.
O conceito nos ajudou a brincar com as formas do container, utilizando formas retas e angulares. Pensamos também em cores puras, fundos claros, moveis simples, práticos e de facil mobilidade.
Painel Semântico - Conceito
Desenvolvimento do Projeto
O grande desafio do projeto foi trabalhar com uma área menor do que a que estamos habituados, o que exigiu uma pesquisa sobre móveis e ambientes que se adaptassem ao espaço. Procuramos também formas modernas e práticas para economia de recursos naturais, na utilização de louças e metais com tecnologias voltadas para economia e reaproveitamento de água.
Pesquisamos em sites de móveis modulados, marcas de design, materiais vistos em sala de aula, links enviados pela professora, matérias sobre casas em containeres, lojas de eletrodomésticos, louças e metais para cozinha e sanitários.
Cube Duke - Mesa para Notebook

Campeggi - Estesa: Poltrona/Sofá
Trick
Mesa p/2 lugares e Estante
Futon - Sofá, Poltrona e Long Chaise
Mesa de Centro/ Cadeira

W+W Conjunto Sanitario Ecologico Roca











Vaso Sanitario Linha Element - Roca
Cuba Linha Element - Roca
Frigobar Brastemp Retrô
Cooktop por Indução 4 Bocas Brastemp

Projeto de Habitação Não Convencional

 

Plus - Projeto Mount Fuji Architects Studio

Plus, o projeto de residência minimalista desenhada pelos arquitetos Masahiro Harada, Mao Harada e Ishii Naoto do escritório japonês Mount Fuji Architects Studio foi construido em 2009 numa área de 280 metros quadrados privilegiada por belas vistas.

O terreno localiza-se no monte Izu-san, no qual é possível visualizar o Oceano Pacífico ao sul, numa área recoberta de árvores nativas e cerejeiras. A idéia do projeto era preservar os elementos naturais e ‘pousar’ a edificação sobre o local, que possuia poucas áreas em nível.


A idéia foi sobrepor e cruzar dois paralelepípedos retangulares em angulo reto, Ficando no de baixo a parte privativa com os dormitórios e o banheiro, tendo metade do volume ‘solto’ do terreno. Na parte de cima ficam o estar e a cozinha, que possui projeções em balanço em ambos os lados do paralelepípedo inferior.






Site do MOUNT FUJI ARCHITECTS STUDIO
http://www14.plala.or.jp/mfas/fuji.htm
(disponível tradução da maioria das informações do site p/Inglês)


Fonte de pesquisa e imagens:

http://www.jebole.com/minimalist-plus-house-japan-by-mount-fuji-architects-studioi